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Omelete de forno

Omelete de forno

INGREDIENTES
1 gema
2 claras
1 tomate sem sementes e picado
1 colher (sopa) de queijo branco ralado
Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO
Num bowl pequeno, bata a gema com um garfo.
Junte o tomate picado e o queijo.
Tempere com sal e pimenta do reino.
Em outro bowl, bata as claras em neve.
Delicadamente, junte as claras batidas à mistura inicial.
Despeje a omelete em um refratário redondo.
Leve para assar em forno médio por 15 minutos ou até dourar.
Sirva em seguida.

(Fonte:Lucia Diniz)

 

Pular o café da manhã dobra o risco de arteriosclerose, diz estudo

Pular o café da manhã dobra o risco de arteriosclerose, diz estudo

Cientistas estudaram durante seis anos 4 mil trabalhadores de meia idade residentes na Espanha.

Pular o café da manhã ou se alimentar mal ao começar o dia dobra o risco de desenvolver uma arteriosclerose, um aumento da espessura da parede das artérias que pode ser fatal, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (2).

A pesquisa, publicada na revista médica "Journal of the American College of Cardiology", descobriu sinais de lesões causadas nas artérias antes do aparecimento de sintomas ou do desenvolvimento da doença.

Segundo os cientistas, esta descoberta poderia proporcionar uma ferramenta importante na luta contra as doenças cardiovasculares, que são responsáveis pela maioria das mortes no mundo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,7 milhões de pessoas morreram devido a estas patologias em 2015.
"As pessoas que pulam o café da manhã regularmente têm um estilo de vida pouco saudável em geral", disse Valentin Fuster, diretor do hospital americano Mount Sinai Heart e redator-chefe da publicação.

"Este estudo prova que se trata de um mau hábito que as pessoas podem mudar proativamente para reduzir seu risco de doença cardiovascular", indicou.
Os cientistas estudaram durante seis anos 4 mil trabalhadores de meia idade residentes na Espanha. Deles, 25% tomavam um café da manhã rico e ingeriam ao menos 20% das calorias diárias nessa refeição.

A grande maioria (70%), porém, consumia apenas entre 5% e 20% das calorias diárias no desjejum, enquanto 3% não comiam praticamente nada ao acordar.

Este último grupo "tende a ter hábitos alimentares menos saudáveis e uma maior prevalência de fatores de risco cardiovascular", segundo a pesquisa.

Estas pessoas também têm um maior "diâmetro corporal na altura da cintura, maior índice de massa corporal, pressão arterial mais alta, mais lípidos no sangue e níveis mais altos de glicose em jejum", afirmou.

Usando tecnologia de ultrassom para identificar eventuais acúmulos de gordura nas artérias ou sinais precursores de doenças, os pesquisadores perceberam que as pessoas que consomem menos de 5% das calorias diárias recomendadas no desjejum têm em média duas vezes mais gordura nas artérias do que as que tomam um café da manhã de alto teor calórico.
Este risco aparece independentemente de outros fatores como o tabaco, nível de colesterol e sedentarismo.

Estudos anteriores já tinham associado um café da manhã saudável com um bom estado de saúde, peso mais baixo, regime equilibrado e menor risco de colesterol e pressão arterial altos e de diabetes.

Pular o café da manhã também já foi associado a um aumento da probabilidade de desenvolver uma doença coronária.
"Apesar de que os que pulam o café da manhã estão tentando, em geral, perder peso, com frequência acabam comendo mais e alimentos menos saudáveis no final do dia. Pular o café da manhã pode provocar desequilíbrios hormonais e alterar os ritmos circadianos", explicou Prakash Deedwania, professor de medicina da Universidade da Califórnia, em um editorial que acompanha a publicação.

(Fonte: G1)

Risoto vegano de quinua e legumes

Risoto vegano de quinua e legumes

- INGREDIENTES
1 fio de azeite de oliva 1/2 unidade de cebola picada 1/2 unidade de abobrinha picada 3 unidades de aspargo picadas 1/2 unidade de tomate picada 1 1/2 xícara (chá) de quinoa (ou quinua) já cozida 200 mililitros de leite vegetal 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde • sal a gosto • páprica a gosto • açafrão-da-terra (ou cúrcuma) a gosto.

- MODO DE PREPARO
Coloque um fio de azeite em uma panela, refogue a cebola até dourar. Acrescente a abobrinha e os aspargos e refogue por 3 minutos. Coloque o tomate e os temperos. Em seguida, junte a quinua e reserve. Bata no liquidificador o leite vegetal com a biomassa e adicione à panela. Deixe engrossar. Finalize com um punhado de cebolinha, se quiser.

(Fonte: M de Mulher)

Novo estudo mostra que comer maçãs ajuda a reduzir mau colesterol

Novo estudo mostra que comer maçãs ajuda a reduzir mau colesterol

Sabe-se bem que maçãs fazem bem à saúde. Tanto que existe um popular ditado que diz "uma maçã por dia mantém o médico longe". Agora um novo estudo aprofunda essa informação, mostrando que os benefícios são importantes para a saúde do coração. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Ohio mostrou que comer a fruta diariamente pode melhorar as condições cardíacas em apenas um mês. O estudo foi publicado no Journal of Functional Foods e divulgado pelo jornal Daily Mail.

Adultos, entre 40 e 60 anos, tiveram níveis do mau colesterol reduzidos em até 40% após quatro semanas. O estudo comparou os resultados com o de um grupo que consumiu cápsulas com polifenóis, antioxidante encontrado na maçã. Nesse caso, também houve queda no índice de colesterol, mas não tão significativo.

Os benefícios foram similares nos voluntários que apresentavam coração sem nenhum quadro de entupimento de artérias e nos que já tinham sido diagnosticados com algum problema cardíaco, mostrando que a maçã pode atuar na cura, mas também na prevenção de doenças no órgão.

Segundo um dos autores da pesquisa, o professor Robert DiSilvestro, os benefícios da maçã são superiores ao de outros itens, como tomate e chá verde, também apontados como poderosos antioxidantes.

O estudo também verificou a ação antioxidante da maçã na saliva, o que poderia colaborar para saúde bucal.

(Fonte: Terra)

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