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Quais são as causas do aumento do colesterol no sangue?

Quais são as causas do aumento do colesterol no sangue?

 

- Dieta: gorduras saturadas e colesterol nos alimentos que você ingere fazem com que os níveis de colesterol se tornem mais altos. Reduzi-los na dieta ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue.

- Peso corporal: o sobrepeso é um fator de risco para doenças cardíacas. Ele também tende a aumentar seu colesterol. Perder peso pode colaborar para reduzir o LDL colesterol (LDL-C) e o colesterol total (CT), assim como aumentar o HDL colesterol (HDL-C ) e diminuir os triglicérides (TG).

- Atividade física: a inatividade física é um fator de risco para doenças cardiovasculares. Exercícios físicos regulares podem ajudar a reduzir os triglicérides, aumentar o HDL-C e auxiliar na perda de peso.

(Fonte: ABC Med)

 

 

Meus níveis de triglicérides estão muito altos. O que fazer?

Meus níveis de triglicérides estão muito altos. O que fazer?

 

Se o seu médico disse que seus níveis de triglicérides estão muito altos, você pode tomar decisões e atitudes que reduzem estes níveis em algumas semanas.

A maioria das pessoas com hipertrigliceridemia (elevação dos triglicérides no sangue) tem outros fatores de risco para doenças cardíacas associados ao aumento dos triglicérides, como obesidade, colesterol alto e pressão alta (hipertensão arterial). Elas também geralmente já têm conhecimento a respeito de uma dieta saudável para o coração, então basta acrescentar alguns itens a esta dieta, como a redução da ingestão de carboidratos, para customizar um plano alimentar que reduza os triglicérides.

O que mudar na alimentação para reduzir os triglicérides?

- Coma menos açúcar e menos alimentos com acréscimo de açúcar. Somente este passo isoladamente pode fazer diferença em um período de apenas 2 ou 3 semanas.
- Diminuir também os outros carboidratos como farinhas e massas em geral.
- Elimine as gorduras saturadas e as gorduras trans da dieta, e limite os outros tipos de gordura para menos de 30% da ingestão calórica diária.
- Coma alimentos ricos em ômega-3, como salmão e truta, duas a três vezes por semana, ou use uma colher de sopa de semente de linhaça ou de outros grãos todos os dias.
- Faça pequenas refeições ou lanches a cada três horas ao invés de apenas três refeições ao longo do dia.
- Evite o consumo excessivo de álcool, ele eleva os níveis de triglicérides.
- Não tome refrigerantes.
- Dê preferência para sucos de frutas naturais, legumes, verduras e grãos integrais.
- Use adoçante no lugar de açúcar.

(Fonte: ABC Med)

Redes Sociais

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Exercícios auxiliam na recuperação e otimizam emagrecimento após a cirurgia bariátrica

Exercícios auxiliam na recuperação e otimizam emagrecimento após a cirurgia bariátrica

 

Atividade física previne perda de massa muscular e acelera a perda de peso.

Confira matéria com o cirurgião do aparelho digestivo Almino Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e diretor da Gastro Obeso Center.

http://migre.me/fn6x8

 

Dica para o final de semana!

Dica para o final de semana!

 

Nove sabores de pizza com até 300 calorias:

Mussarela - Uma fatia de pizza de mussarela tem, em média, 228 calorias. O queijo fornece proteínas e cálcio para o nosso organismo.

Atum com cebola - A cebola contém substâncias que fazem muito bem à saúde: além da vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, a cebola é cheia de alicina e selênio, nutrientes com poder antioxidante para dar força extra no controle do colesterol e do diabetes.

Champignon com mussarela - Os cogumelos são ricos em ácido fólico e cobre, que ajudam a prevenir anemia, e em potássio, envolvido nas contrações musculares. A pizza tem em média 235 calorias por fatia.

Escarola, palmito e mussarela - Rica em fibras, a escarola controla a saciedade e é uma ótima fonte das vitaminas antioxidantes C e E, de vitaminas do complexo B que ajudam as funções cerebrais, e de minerais como cálcio, potássio, fósforo e ferro. Uma fatia desse sabor tem, em média, 240 calorias.

Mussarela de búfala, tomate seco e rúcula - Tem, em média, 230 calorias por fatia. Ela fornece proteínas e cálcio presentes na mussarela - prefira a versão light, que tem menos gorduras e pode ser incluída na dieta. O tomate seco possui uma concentração maior de nutrientes como vitamina A, magnésio e licopeno, esse último responsável por proteger do câncer de próstata.

Palmito com mussarela - Com 245 calorias por fatia, a pizza fornece as proteínas e o cálcio da mussarela, além dos nutrientes presentes no palmito, como vitaminas A, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e cálcio, assim como o queijo.

Peito de peru com catupiry - A pizza de peito de peru com catupiry tem em média 300 calorias por fatia. O número é alto comparado com as outras versões e deve ser consumindo somente se você faz questão do queijo cremoso.

Brócolis com mussarela - Em média, 250 calorias por fatia. Os brócolis são ricos em ácido fólico, flavonoides, vitamina C e vitamina A, e seus benefícios para a saúde incluem proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino, reforçar a imunidade, controlar o diabetes e aliviar os sintomas de gastrite.

Marguerita - Uma fatia tem, em média, 228 calorias e possui as proteínas e o cálcio do queijo, além da vitamina A, do magnésio e do licopeno presentes do tomate.

(Fonte: Minha Vida/Adaptado)

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