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Dica de quarta: Salada

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Queimar gordura e fortalecer os ossos com o bloqueio do FSH

Queimar gordura e fortalecer os ossos com o bloqueio do FSH

Estudos com camundongos indicam que um único hormônio, o hormônio folículo estimulante circulante (FSH), cujos níveis aumentam na menopausa, poderia ser o responsável por uma redistribuição característica da gordura na região abdominal na idade adulta, transformando muitas mulheres de "peras" em "maçãs". Ao mesmo tempo, o hormônio pode estimular a perda óssea.

Teoricamente, em estudos com ratos, o bloqueio desse hormônio poderia aumentar a queima de calorias, reduzir a gordura abdominal, diminuir a perda óssea e até mesmo encorajar a prática de atividades físicas.

Saiba mais sobre "Menopausa", "Osteopenia" e "Circunferência abdominal e doenças cardiovasculares".
A noção de que uma intervenção tão simples poderia resolver dois grandes problemas da menopausa recebeu a atenção dos pesquisadores e provocou comentários em revistas de prestígio como The New England Journal of Medicine e Cell Metabolism.

Wendy M. Kohrt e Margaret E. Wierman, do Department of Medicine, University of Colorado Anschutz Medical Campus, Aurora, publicaram comentário no The New England Journal of Medicine sobre um estudo recente com modelos de ratos, que diz que o hormônio folículo estimulante circulante (FSH), que aumenta nas mulheres depois da menopausa, se liga ao seu receptor em adipócitos brancos, resultando em um gasto de energia de repouso relativamente baixo e aumentando a adiposidade visceral.

Carlos Henrique Sponton e Shingo Kajimura, do Diabetes Center and Department of Cell and Tissue Biology, University of California, em São Francisco, também publicaram comentário, no periódico Cell Metabolism, em relação ao aumento do hormônio folículo estimulante (FSH) ser uma característica da menopausa que está associada à osteoporose e à adiposidade visceral.
Na revista Nature, o Dr. Mone Zaidi e colegas (Liu et al., 2017) relataram que o bloqueio da ação do FSH reduziu a gordura corporal através da promoção da termogênese de gordura marrom/bege, potencialmente fornecendo uma nova intervenção para o tratamento de doenças metabólicas relacionadas à menopausa.

Inicialmente, o Dr. Zaidi argumentou que o FSH poderia ser um culpado na perda óssea de mulheres na menopausa. Então, ele e seus colaboradores criaram um anticorpo que bloqueou o FSH em camundongos fêmeas cujos ovários foram removidos. Uma vez que os ratos não fabricavam estrogênio, deveriam perder osso. Na verdade, a medula óssea em tais ratos geralmente se enche de gordura em vez de desenvolver células ósseas. O mesmo acontece nas mulheres, é por isso que seus ossos se tornam menos densos. Mas no laboratório do Dr. Zaidi, os ratos que receberam o anticorpo não desenvolveram medula óssea cheia de gordura e, inesperadamente, perderam grandes quantidades de gordura.

Novas pesquisas serão necessárias para estudar mais o assunto e verificar se será futuramente possível alguma aplicação prática desses achados em seres humanos.

(Fonte: News Med/Adaptada)

A maioria das granolas é lotada de açúcar, aponta estudo da USP

A maioria das granolas é lotada de açúcar, aponta estudo da USP

De 29 marcas de granola analisadas pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo, 23 apresentam doçura extra.

Aquela granola “inocente” do café da manhã pode estar sabotando sua dieta. De 29 marcas analisadas pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo, 23 estão lotadas de açúcar: até oito vezes mais que os 5 gramas recomendados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em cada 100 gramas do produto.

(Fonte: Boa Forma/Adaptada)

Couve-flor gratinada low carb e sem glúten

Couve-flor gratinada low carb e sem glúten

- INGREDIENTES:
1/2 unidade de cebola 1 fio de azeite de oliva para refogar 400 mililitros de leite vegetal 1 colher (sopa) de requeijão light 1 colher (chá) de amido de milho 1 colher (chá) de açafrão-da-terra (ou cúrcuma) 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão 1 punhado de cebolinha-verde picada 1 cabeça de couve-flor cortada em buquês • sal a gosto.

- MODO DE PREPARO:
Refogue a cebola em um fio de azeite. Acrescente 2/3 do leite na panela e, em seguida, o requeijão. Deixe ferver por uns 3 minutos. Dissolva no leite que sobrou o amido e a cúrcuma. Junte à panela. Acerte o sal e deixe engrossar. Por fim, adicione metade do queijo parmesão e a cebolinha picada. Em um refratário, disponha a couve-flor e cubra com o molho branco. Polvilhe o restante do queijo e asse em forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos.

(Fonte: Boa Forma)

Tomar café da manhã ajuda a emagrecer, diz estudo

Tomar café da manhã ajuda a emagrecer, diz estudo

Cientistas parecem ter descoberto uma prática em comum entre as pessoas que obtém sucesso na dieta: tomar café da manhã. O estudo foi publicado no Journal of Nutrition.
A análise contou com a participação de mais de 50 mil pessoas durante sete anos. Durante esse período os pesquisadores analisaram os dados sobre o horário da refeição e a frequência, comparando-as com o índice de massa corporal IMC.

Os pesquisadores identificaram que as pessoas que tiveram redução significativa do IMC tinham quatro comportamentos em comum:
Tomavam café da manhã ao invés de ignorá-los
Faziam do café da manhã a principal refeição do dia
Não comiam lanches
Comiam menos durante a noite

Em contrapartida, os participantes com maior aumento de IMC consumiram mais de três refeições diárias, o que significa que eles fizeram lanches entre as refeições e comeram após as 18 horas.


Segundo a diretora de pesquisa clínica do Comitê de Médicos sem Fins Lucrativos, Hana Kahleova, as evidências encontradas mostram que o metabolismo humano funciona com mais eficiência ao longo do dia.


Além disso, ela diz que quem deseja alcançar e manter um peso saudável e aumentar a função de insulina, pode fazer um intervalo de cinco e seis horas. A prática de exercícios e o consumo de vegetais também é uma forma comprovada pelos cientistas capaz de ajudar a emagrecer.

(Fonte: Minha Vida)

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