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Batata, polenta ou aipim fritos: o que faz menos mal?

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SITE Batata polenta ou aipim fritos

Para começar, é importante estar ciente de que qualquer uma das três opções não deve ser consumida com frequência por passar por um processo de fritura que, na maioria das vezes, é com óleo reutilizado. Um estudo divulgado recentemente por uma universidade da Espanha, aliás, apontou que a batata frita pode ser melhor do que cozida, desde que seja usado azeite extra virgem.

Não esqueça que se acrescentar queijo nos petiscos o número de calorias vai crescer. Uma fatia de mozarela (35 gramas), por exemplo, tem 70 calorias.

BATATA

Com ela, o cuidado deve ser dobrado. Grande parte dos bares compra as versões pré-cozidas e congeladas, que são acrescidas de gordura hidrogenada para manter a crocância. Ou seja, além de ter em média 56% de óleo da fritura, a congelada ainda conta com a gordura injetada. A batata é rica em carboidrato, proteína e fibras, mas os nutrientes não sobrevivem a tanta gordura em altas temperaturas. E a gordura saturada tem maior teor, o que é péssimo para a saúde. Calorias: 100g de batata frita (cerca de 20 unidades) possui 274 calorias.

AIPIM

Também possui bastante carboidrato e fibras. A diferença é que o aipim não tem o acréscimo da gordura hidrogenada encontrada nas batatas congeladas. Por isso, é uma opção melhor - e um pouco menos calórica. Calorias: 100g de aipim frito tem 261 calorias.

POLENTA

A opção mais saudável seria a polenta frita, pois tem maior teor de fibras, grande quantidade de potássio e proteínas vegetais. Sem contar que sacia mais rapidamente a fome e também não tem o acréscimo de gordura hidrogenada. Calorias: 100g de polenta frita possui 150 calorias.

• DICAS:

- Sempre que possível, opte pelos petiscos assados. Polenta na chapa e uma batata ou aipim em tiras no forno com um pouco de azeite de oliva, pimenta e outros temperos ficam uma delícia e são bem mais saudáveis;

- Outra opção são as famosas panelas que 'fritam' sem óleo. Além de reduzir as calorias também preservamos melhor as fibras do alimento e conseguem manter a crocância dos petiscos;

- Se a preferência for mesmo pelas batatas fritas, faça em casa. Deixe de lado as congeladas e use batata natural. Não esqueça de fritar em óleo de qualidade (girassol ou milho), sem exagerar na quantidade;

- Procure não utilizar queijos ou molhos gordurosos ou cheios de açúcar;

- Aposte nas versões de picadão com carne, queijo e ovos de codornas. São as melhores pedidas para a saúde.

(Fonte: Zero Hora/Adaptado)

 

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