Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Acupuntura pode contribuir para a perda de peso, sugere estudo

E-mail Imprimir PDF

19959206 1847037812214422 8334418040575594643 n

A acupuntura é uma técnica desenvolvida há mais de quatro mil anos na China, mas que só foi reconhecida como um procedimento medicinal no Ocidente em 1995. Esse método funciona como uma terapia que utiliza de agulhas para estimular pontos específicos do corpo, com o objetivo de equilibrar a energia da pessoa e sua interação com o meio ambiente.
Em geral, a acupuntura é usada como uma forma alternativa de remédio e ajuda a aliviar a dores, indigestão, estresse e problemas de sono. De acordo com um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade Batista de Hong Kong, na China, a acupuntura pode contribuir também para a perda de peso, estimulando os hormônios que bloqueiam o apetite.
Os pesquisadores descobriram que a acupuntura pode estimular a produção de hormônios como a serotonina e as beta-endorfinas que são conhecidas por suprimir o apetite, aumentar a degradação da gordura e controlar o humor.

Para o estudo, foram selecionadas 72 pessoas com sobrepeso que deveriam participar da terapia por oito semanas. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos: o "grupo de acupuntura real" e o "grupo de acupuntura simulada". Cada indivíduo passou por um total de 16 sessões de tratamento de acupuntura ao longo deste período.
Durante essas sessões, os terapeutas se concentraram nos pontos de acupuntura do abdômen e membros inferiores. Estimular esses pontos pode ajudar a restaurar o fluxo correto de energia nos intestinos, acelerando o processo de digestão.

Após o tratamento, observou-se que os participantes do "grupo de acupuntura real" perderam uma média de 2kg em comparação com aqueles do "grupo simulado" que perderam aproximadamente meio quilo.

Segundo o pesquisador Dr. Zhong Lidan, o estudo mostra evidências preliminares, mas que são necessárias novas pesquisas junto com ensaios clínicos para provar que a acupuntura pode ser usada como uma ferramenta terapêutica para combater a obesidade.

(Fonte: Minha Vida)

 

Destaque

banner

Video em Destaque

bem-estar

Corpo Clínico

dr-almino-aa

 

Dr. Almino Cardoso Ramos

Diretor Geral da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-manuela

 

Dra. Manoela Galvão Ramos

Diretora administrativa da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-galvao

 

Dr. Manoel Galvão Neto

Coordenador/ Chefe da Endoscopia Bariátrica Avançada da Clínica Gastro Obeso Center

saibamaismais


dr-thales

 

Dr. Thales Delmondes Galvão

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-nestor-tadashi-bertin-suguitani-m

 

Dr. Nestor Tadashi Bertin

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba 


dr-eduardo-bastos-m

 

Dr. Eduardo Bastos

Coordenador Científico da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-raphael-torres

 

Dr. Raphael Tôrres Figueirêdo de Lucena

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba

 

Calcule seu IMC

Peso:
Kg
Altura:
m


IMC:

 

Newsletter GOC

Name:
Email: