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Horário das refeições pode influenciar o emagrecimento

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Estudo indica que almoçar mais cedo favorece a perda calórica

Pesquisadores do Brigham and Womens Hospital (EUA), em colaboração com a University of Murcia e a Tufts University, na Espanha, descobriram que não é simplesmente o que você come, mas também quando você come que pode ajudar no emagrecimento. O estudo foi publicado dia 29 de janeiro no International Journal of Obesity.

Para avaliar a influência do horário das refeições na perda de peso, os cientistas acompanharam 520 participantes com excesso de peso que seguiram um programa de 20 semanas de tratamento para obesidade. As pessoas foram divididas em dois grupos: aquelas que comiam mais durante a manhã e as que preferiam comer em horários mais tardios - a refeição de referência foi o almoço. O primeiro grupo almoçou em qualquer momento antes das 15 horas, enquanto o segundo grupo fez a refeição após esse horário. Todos os participantes deveriam consumir no almoço 40% das calorias totais do dia.

Analisando os resultados, os autores descobriram que as pessoas que comeram mais cedo perderam mais peso durante o mesmo período do que aquelas que comeram mais tarde. Os especialistas explicam que o metabolismo das pessoas que comeram após as 15 horas era mais lento, tornando o ritmo de perda de peso igualmente mais baixo. Esse grupo também mostrou uma maior sensibilidade à insulina, um conhecido fator de risco para diabetes.

Os estudiosos notaram que o horário das demais refeições não desempenhava um papel tão significativo na perda de peso. Os pesquisadores também examinaram outros fatores tradicionais que atuam na perda de peso, como a ingestão de calorias totais, os hormônios do apetite leptina e grelina e a duração do sono. Entre esses fatores, os pesquisadores não encontraram diferenças entre os dois grupos, o que sugere que o momento da refeição foi um fator importante e independente no sucesso da perda de peso.

Sete atitudes para tornar a sua dieta mais empolgante
Fazer uma reeducação alimentar costuma gerar uma sensação de privação para aqueles que seguem a dieta e as orientações do nutricionista à risca. A mudança de hábitos, porém, deve ser gradual: escolhendo melhor as refeições e não abdicando dos pequenos prazeres à mesa, só que tudo na quantidade certa. Além disso, ao tornar o regime mais agradável, o comprometimento com a perda de peso aumenta e o objetivo é alcançado com maior facilidade. Saiba sete maneiras criativas para tornar a sua dieta ainda mais eficaz:
1. Programar um timer
2. Explorar novos sabores
3. Criar recompensas
4. Escolher pratos e copos bonitos e reduzir o tamanho deles
5. Tirar fotos do antes e depois
6. Criar um diário alimentar ou blog
7. Organizar a cozinha de maneira criativa e prática

(Fonte: Minha Vida)

 

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