Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Obesidade e Sal

E-mail Imprimir PDF

21433225 1871854299732773 3110965537830770543 n

Que o excesso de sal favorece a hipertensão, todos nós já sabemos. E quanto a obesidade? Será que o excesso de sal também contribui para o ganho de peso?

Um estudo publicado na revista científica Hypertension confirmou essa hipótese. E ainda concluíram que a cada grama de sal consumida a mais aumenta em mais de 25% o risco de obesidade. Os pesquisadores fizeram o estudo com uma amostra de 1.234 pessoas, dentre elas 458 crianças e 785 adultos e os resultados deram positivos para ambos os grupos.

Os resultados entre as crianças e adultos foram bem próximos, para as crianças a cada grama a mais de sódio aumentou 28% o risco de desenvolver obesidade, com relação aos adultos esse risco foi de 26% para cada grama extra de sal consumida.

Nos resultados encontrados foi possível observar uma associação significativa entre o consumo de sal, porcentagem de gordura no corpo e a circunferência da cintura. Ou seja, o consumo excessivo de sal se refletia no aumento da circunferência da cintura e no aumento de gordura corporal das crianças e adultos observados. Um fato curioso na análise dos resultados é que o risco de obesidade ocorreu independentemente da quantidade de calorias ingeridas.

Porém, os cientistas ainda não compreendem qual o motivo do excesso de sal favorecer a obesidade, para isso são necessários mais estudos para chegarem a esse entendimento. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a quantidade recomendada de sal não deve ultrapassar 5 g por dia. O consumo médio do brasileiro é de 12 g diárias, ou seja, mais que o dobro da recomendação máxima. Uma estatística preocupante!

Além da obesidade, o consumo em excesso do sal pode levar ao aumento da pressão arterial, risco de doenças renais e cardiovasculares. Pode ainda promover retenção de líquido no corpo, deixando-o inchado e dando a sensação de ganho de peso. Então a solução é controlar!

Portanto não adicione-o quando a comida já estiver no prato, essa prática tende ao exagero desse ingrediente no alimento; Evite os alimentos industrializados, pois esses possuem grandes quantidade de sódio, sem falar nos muitos conservantes à base desse ingrediente, prefira sempre os alimentos naturais
Que tal umas dicas para substituir o sal nas preparações? Confira alguns temperos que deixam a comida muito mais saudável e saborosa. Eles são: alho, cebola, sálvia, louro, menta, manjericão, alecrim, salsinha, pimenta, coentro, hortelã, orégano, tomilho, açafrão e gengibre. Abuse desses temperos no preparo da sua refeição, eles ressaltam o sabor dos alimentos, levando você a adicionar menos sal na preparação.

(Fonte: Vida Funcional)

 

Destaque

banner

Video em Destaque

bem-estar

Corpo Clínico

dr-almino-aa

 

Dr. Almino Cardoso Ramos

Diretor Geral da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-manuela

 

Dra. Manoela Galvão Ramos

Diretora administrativa da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-galvao

 

Dr. Manoel Galvão Neto

Coordenador/ Chefe da Endoscopia Bariátrica Avançada da Clínica Gastro Obeso Center

saibamaismais


dr-thales

 

Dr. Thales Delmondes Galvão

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-nestor-tadashi-bertin-suguitani-m

 

Dr. Nestor Tadashi Bertin

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba 


dr-eduardo-bastos-m

 

Dr. Eduardo Bastos

Coordenador Científico da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-raphael-torres

 

Dr. Raphael Tôrres Figueirêdo de Lucena

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba

 

Calcule seu IMC

Peso:
Kg
Altura:
m


IMC:

 

Newsletter GOC

Name:
Email: