Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Cientistas associam consumo de produtos light a ganho de peso

E-mail Imprimir PDF

thinkstockphotos-87531600

Estudo americano feito com ratos também relacionou esses itens a problemas no fígado

Na sua despensa só têm lugar produtos com baixo teor de gordura e açúcar? Cuidado, talvez seja melhor priorizar os alimentos mais saudáveis que existem – os naturais e preparados em casa. É o que sugere um novo estudo da Universidade da Georgia, nos Estados Unidos, publicado em maio de 2017 na revista Physiology and Behavior.

Na pesquisa, um time de cientistas liderados por Krzysztof Czaja, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da universidade, notou que ratos alimentados com uma dieta baixa em gordura, mas rica em açúcar, engordaram mais do que os animais que receberam um cardápio balanceado. E não para por aí: os ratinhos com um menu restrito desenvolveram problemas no fígado e inflamação no cérebro.

“A maioria dos produtos com pouca ou nenhuma gordura têm um teor aumentado de açúcar e são camuflados com nomes rebuscados, dando a impressão de que são saudáveis. Mas, na realidade, essas comidas podem causar danos ao fígado e levar à obesidade”, alerta Czaja.

Para o trabalho, os estudiosos acompanharam, por quatro semanas, três grupos de ratos e monitoraram peso, consumo de calorias, composição corporal e amostras de fezes. Uma parte dos animais teve uma dieta cheia de gordura e açúcar; a outra consumiu um menu pouco gorduroso, mas abundante no ingrediente doce; e a terceira turma teve acesso a uma alimentação balanceada.

Os dois primeiros grupos desenvolveram gordura no fígado e ganharam mais peso e gordura corporal do que os bichos cuja dieta foi equilibrada. “Nosso estudo mostra que, nos ratos alimentados com pouca gordura e muito açúcar, a eficiência corporal de gerar gordura é o dobro do que a dos animais com um cardápio normal”, conta o líder da investigação.

Moral da história: na próxima vez em que for ao supermercado, fique de olho no rótulo – quanto mais nomes estranhos houver ali, menos saudável e natural é o produto. E não se esqueça de que a alimentação mais saudável que existe é aquela com comida de verdade, rica em nutrientes, texturas e sabores que, acima de tudo, agradam seu paladar.

(Fonte: Boa Forma)

 

Destaque

banner

Video em Destaque

bem-estar

Corpo Clínico

dr-almino-aa

 

Dr. Almino Cardoso Ramos

Diretor Geral da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-manuela

 

Dra. Manoela Galvão Ramos

Diretora administrativa da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-galvao

 

Dr. Manoel Galvão Neto

Coordenador/ Chefe da Endoscopia Bariátrica Avançada da Clínica Gastro Obeso Center

saibamaismais


dr-thales

 

Dr. Thales Delmondes Galvão

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-nestor-tadashi-bertin-suguitani-m

 

Dr. Nestor Tadashi Bertin

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba 


dr-eduardo-bastos-m

 

Dr. Eduardo Bastos

Coordenador Científico da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-raphael-torres

 

Dr. Raphael Tôrres Figueirêdo de Lucena

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba

 

Calcule seu IMC

Peso:
Kg
Altura:
m


IMC:

 

Newsletter GOC

Name:
Email: