Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Separamos para essa semana uma série de reportagens sobre os problemas relacionados a comer compulsivamente. No primeiro capitulo, o que é comer compulsivo e quais são as "causas" do comer compulsivo?

E-mail Imprimir PDF

33873826 1982242775360591 1130896942377730048 n

O que é o comer compulsivo?
O comer compulsivo se verifica quando a tendência alimentar fica fora de controle e a pessoa come em excesso. O comer compulsivo não é o nome de um distúrbio alimentar, mas um termo que os pacientes usam para descrever padrões alimentares que fogem ao seu controle e que podem parecer um vício em comida.

Além disso, ele tem como característica um padrão recorrente; a pessoa come exageradamente, não consegue parar mesmo se sentindo saciada e isso vai se repetindo ao longo do tempo trazendo consequências danosas ao organismo.

Quais são as "causas" do comer compulsivo?
Desde o momento em que nascemos estamos acostumados a associar a comida às emoções. Pessoas que comem compulsivamente podem usar a comida como a única maneira de lidar com emoções negativas. Elas associam a fome a um desejo incontrolável e começam a ingerir o que estiver pela frente, não importando o que seja.

O comer compulsivo geralmente começa na infância ou na adolescência por influência da família, de fatores hereditários, ambientais e socioculturais. Quase 80% das pessoas com o transtorno do comer compulsivo têm algum outro diagnóstico psiquiátrico associado, como depressão, transtorno bipolar ou transtornos de ansiedade.

Pacientes com transtornos do pânico são mais vulneráveis a desenvolver compulsão alimentar como forma de aliviar sua ansiedade. De forma semelhante, pacientes com transtornos de humor podem desenvolver compulsão alimentar como meio de lidar com suas emoções. Como os comedores compulsivos sentem que não podem controlar a ingestão de alimentos, é provável que se digam carentes de “força de vontade” e que estão comendo por prazer e não por uma necessidade física genuína.

Leia mais:https://goo.gl/ErtLxz

(Fonte: Abc Med)

 

Destaque

banner

Video em Destaque

bem-estar

Corpo Clínico

dr-almino-aa

 

Dr. Almino Cardoso Ramos

Diretor Geral da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-manuela

 

Dra. Manoela Galvão Ramos

Diretora administrativa da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-galvao

 

Dr. Manoel Galvão Neto

Coordenador/ Chefe da Endoscopia Bariátrica Avançada da Clínica Gastro Obeso Center

saibamaismais


dr-thales

 

Dr. Thales Delmondes Galvão

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-nestor-tadashi-bertin-suguitani-m

 

Dr. Nestor Tadashi Bertin

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba 


dr-eduardo-bastos-m

 

Dr. Eduardo Bastos

Coordenador Científico da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-raphael-torres

 

Dr. Raphael Tôrres Figueirêdo de Lucena

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba

 

Calcule seu IMC

Peso:
Kg
Altura:
m


IMC:

 

Newsletter GOC

Name:
Email: