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Picolés funcionais

Picolés funcionais

A Dra. Manoela Galvão Ramos preparou algo muito especial para hoje. São várias receitas de picolés funcionais, que atuam como detox e ajudam na dieta. Confira!

• Picolé hidratante:

Ingredientes
. 1/2 xíc. (chá) de suco de limão
. 3 xíc. (chá) de água de coco
. 1 col. (chá) de raspas de casca de limão
. 2 col. (sopa) de gengibre ralado e espremido (usar o caldo)
. 3 col. (sopa) de mel (ou açúcar demerara)

Modo de fazer
Bata os ingredientes no liquidificador, divida em formas próprias para picolé, leve ao freezer e, duas horas depois, espete os palitos (colocar os palitos nesse estágio evita que eles fiquem tortos os grudem no fundo da forma). Volte para o freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir.

Rende: 10 picolés
Calorias por picolé: 60

• Picolé energético:

Ingredientes
. 1 manga palmer em cubos
. 1 polpa de maracujá congelada
. 1 xíc. (chá) de água
. 6 col. (chá) de guaraná em pó (ou 3 col./sopa de caldo de gengibre ralado e espremido)
. 2 col. (sopa) de mel (ou açúcar demerara)

Modo de fazer
Bata os ingredientes no liquidificador, divida em fôrmas próprias para picolé, leve ao freezer e, duas horas depois, espete os palitos (colocar os palitos nesse estágio evita que eles fiquem tortos os grudem no fundo da forma). Volte para o freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir.

Rende: 10 picolés
Calorias por picolé: 60

• Picolé termogênico:

Ingredientes
. 1 col. (sopa) de semente de chia
. 1 copo (200 ml) de água de coco
. 4 fatias grandes de melancia sem semente, congelada
. 4 col. (sopa) de suco de limão-siciliano
. 1 col. (café) rasa de pimenta-caiena
. 2 col. (sopa) de açúcar demerara
. Folhas de manjericão ou hortelã (opcional)

Modo de fazer
Misture a semente de chia com a água de coco e deixe hidratar por 30 minutos na geladeira. Depois bata essa mistura no liquidificador com a melancia congelada, o suco de limão, a pimenta, o açúcar e o manjericão (ou a hortelã). Distribua em formas próprias para picolé com algumas folhas de manjericão inteiras (opcional) e leve ao congelador por 2 horas. Espete os palitos de sorvete e leve de volta ao freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir.

Rende: 12 picolés
Calorias por picolé: 50

• Picolé pró-músculos:

Ingredientes
. 1 pote (226 g) de iogurte grego original desnatado (ou zero gordura)
. 1 copo (200 ml) de leite desnatado
. 1/2 xíc. (chá) de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa) picadas
. 3 col. (sopa) de mel
. 1 scoop de whey protein isolado sem sabor (ou sabor baunilha)

Modo de fazer
Coloque os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Distribua em formas próprias para picolé (ou em copinhos) e leve ao freezer por 3 horas e espete os palitos. Volte para o freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir.

Rende: 12 picolés
Calorias por picolé: 50

• Picolé Detox:

Ingredientes
. 2 rodelas grossas de abacaxi (sem o miolo)
. 2 folhas de couve (ou 2 gelinhos de couve)
. 1 maçã pequena com a casca, sem a semente
. 6 folhinhas de hortelã
. 2 ½ copos (500 ml) de água de coco

Modo de fazer
No liquidificador, bata o abacaxi, a couve, a maçã e a água de coco gelada. Coe e volte a bater com a hortelã (não coar mais). Distribua em formas para picolé e leve ao congelador por 2 horas. Espete os palitos de sorvete e leve de volta ao freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir.

Rende: 10 picolés
Calorias por porção: 20

• Picolé antigordurinhas:

Ingredientes
. 1 pedaço (tamanho de uma moeda) de gengibre sem a casca picado
. 1 xíc. (chá) de chá verde pronto gelado (infusão de 1 col./sopa da erva para 1 xíc. (chá) de água fervente, coar)
. 2 col. (sopa) de mel (ou adoçante a gosto)
. 4 col. (sobremesa) de suco de limão-siciliano
. 1 xíc. (chá) de melão bem maduro em cubos
. 10 folhas de hortelã
. 1/2 xíc. (chá) de água de coco

Modo de fazer
Para fazer o chá verde: assim que a água levantar fervura, desligue o fogo, adicione a erva e abafe por 5 minutos. Coe, acrescente o mel (ou adoçante), o suco de limão e deixe esfriar. No liquidificador, bata o melão com a água de coco, a hortelã e o gengibre e junte na mistura de chá verde. Distribua em formas próprias para picolé (ou copinhos) e leve ao congelador por 2 horas. Espete os palitos de sorvete e leve de volta ao freezer até o dia seguinte e desenforme na hora de servir.

Rende: 10 picolés
Calorias por porção: 20

(Fonte: MdeMulher/BoaForma)

 

Brócolis ajuda o organismo a eliminar poluentes

Brócolis ajuda o organismo a eliminar poluentes

 

Substâncias presentes no vegetal auxiliariam o corpo a se livrar de compostos que propiciam o câncer e afetam o pulmão.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, recrutaram 291 indivíduos e pediram a uma parte para ingerir uma bebida à base do broto de brócolis, rico em glucorafanina e sulforafano. Eles notaram, então, que esses participantes mandaram para fora do corpo uma quantidade 61% maior de benzeno, um poluente carcinogênico, e 23% maior de acroleína, um irritante do pulmão. "Em teoria, o vegetal em si também proporcionaria o mesmo benefício", argumenta Thomas Kensler, um dos autores da investigação. O desafio é saber qual a quantidade adequada - por enquanto, o chute dele é 150 gramas. "Mas isso ainda é uma hipótese. Pode até ser menos", revela.

Mais parceiros à mesa:

Elementos antioxidantes aplacam os danos gerados por radicais livres formados com a exposição aos poluentes. Conheça alguns deles.

- Vitamina E
Está nos óleos vegetais, no ovo e na turma das oleaginosas, como amêndoas, nozes e amendoim.

- Vitamina C
Ela dá as caras em um montão de alimentos, a exemplo de acerola, laranja, caju, pimentão e goiaba.

- Selênio
O mineral é encontrado na carne vermelha, na castanha-do-pará, na granola e na farinha de trigo.

(Fonte: Revista Saúde)
(Foto: AGfoto/Thinkstock/Getty Images)

Obesidade é fator de risco para câncer de mama

Obesidade é fator de risco para câncer de mama

 

O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. Em 2013, o Brasil registrou mais de 52 mil casos da doença. Porém, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), cerca de 30% dos diagnósticos podem ser evitados adotando-se medidas mais saudáveis, como alimentação balanceada, atividade física e manutenção do peso ideal.

No Brasil, a mamografia, feita duas vezes ao ano para mulheres entre 50 a 69 anos, é a estratégia recomendada para a detecção precoce do câncer nas pessoas com risco padrão. E para pacientes com a doença no histórico familiar, recomenda-se o exame clínico da mama a partir de 35 anos.

O Inca e o Ministério da Saúde têm ampliado os alertas à população feminina e aos profissionais de saúde, preconizando que todas as mulheres devem conhecer os principais fatores de risco para o câncer de mama, a idade de maior risco de ocorrência da doença e seus mais frequentes sinais e sintomas. Obesidade — principalmente após a menopausa —, sedentarismo, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a raios-x são alguns dos fatores que as mulheres devem observar.

Com o excesso de peso, o risco do tumor aumentar é muito maior, pois, com grande quantidade de células de gordura no corpo, maior será o volume de estrogênio, hormônio que serve de alimento para células cancerígenas.

Além dos exames de rotina, evitar a obesidade, por meio de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença.

(Fonte: Folha CG/Adaptado)

Consumo de refrigerante cai ao sabermos o que temos de fazer para queimar as calorias

Consumo de refrigerante cai ao sabermos o que temos de fazer para queimar as calorias

 

Você tomaria uma garrafa de 500 ml de refrigerante se soubesse que teria de caminhar por 42 minutos para queimar as 210 calorias presentes na bebida? É este questionamento que especialistas norte-americanos esperam que as pessoas façam antes de comprar determinado alimento. Eles acreditam que a informação calórica do rótulo não faz sentido para a maioria dos consumidores e que seria mais impactante se houvesse dados sobre a queima das calorias nas embalagens.

Os pesquisadores da escola Bloomberg Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizaram o teste em seis lojas na cidade de Baltimore: fizeram uma conversão de calorias em exercícios em garrafas de 590 ml de refrigerante. Para queimar as 250 calorias, 50 minutos de corrida ou uma caminhada de cinco quilômetros seriam necessários.

E parece que os cientistas têm razão. Como resultado, depois de se depararem com a conversão, muitas pessoas optaram pela compra de bebidas mais saudáveis. O consumo médio de calorias ingeridas caiu de 203 para 179. A água, por sua vez, aumentou de 1% para 4% das compras.

(Fonte: Zero Hora)

Estudo mostra que mulheres podem comer hambúrguer, homens não!

Estudo mostra que mulheres podem comer hambúrguer, homens não!

 

A lista para as principais diferenças entre homens e mulheres, se feita, seria grande. No entanto, por mais diferenças que existam entre os sexos, um estudo do Instituto de Pesquisa em Diabete e Obesidade Cedar-Sinai, em Los Angeles, publicado na revista “Cell Reportes”, revelou mais uma:os cérebros masculinos e femininos sofrem reações de maneira completamente diferente em relação às refeições ricas em gordura.

A pesquisadora Deborah Clegg disse que, de acordo com os dados da pesquisa, o resultado para ingestão de gordura é melhor para mulheres do que para homens.

Ela conta ainda que a forma como é tratado os pacientes homens, deve ser alterada, procurando desencorajá-los ao consumo de hambúrguer, principalmente para aqueles que sofrem de doenças cardíacas ou diabetes tipo 2.

Dados anteriores já mostravam que as inflamações no cérebro, desequilíbrios ao nível de açúcar e aumento de inflamação em outras partes do corpo, incluindo tecidos gordurosos, estariam ligadas ao excesso de comida.

Esses efeitos podem aparecer particularmente em machos, pela ingestão de alimentos ricos em gordura.

A pesquisa mostrou ainda que, quando os cérebros dos machos entravam em estado inflamatório depois de comer muita gordura, eles sofriam também de redução da função cardíaca, efeitos que não foram encontrados nas fêmeas.

O teste que foi realizado em camudongos apresenta a diferença na resposta de receptores de estrogênio.

“Devemos começar a sugerir que o sexo seja levado em consideração nas dietas e que os homens devem ser mais monitorados para ingestão de gorduras”, diz pesquisadora Clegg.

(Fonte: O povo)

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