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Onde encontrar o ômega 3?

Onde encontrar o ômega 3?

Em peixes como salmão, atum, bacalhau, albacora, truta, sardinha, anchova e cação. Também pode ser encontrado em óleos de soja, de girassol e de milho e ainda em vegetais “verdes” como brócolis, rúcula, couve e espinafre, embora estes sejam menos adequados para este fim, não trazendo todos os benefícios esperados.

A linhaça é uma fonte de ômega 3 ainda melhor que o salmão. As sementes de chia e as nozes também são excelentes fontes vegetais desta gordura. Pode-se encontrar alimentos industrializados enriquecidos com ômega 3, mas em quantidades muito pequenas. Alguns outros alimentos ricos em gorduras mono e/ou poli-insaturadas são, por exemplo, abacate, castanhas, amêndoas, nozes, óleos e sementes vegetais oleaginosas (girassol, gergelim, linhaça, abóbora).

As gorduras saturadas, prejudiciais para a saúde, estão presentes, por exemplo, no bacon, toucinho, queijos amarelos, manteiga, leite integral, cortes gordos de carne vermelha, sorvetes e biscoitos, devendo ser evitadas.

(Fonte: ABCMED)

 

O que é o ômega 3?

O que é o ômega 3?

Os diversos tipos de gorduras são essenciais ao organismo, que não pode passar sem eles. As gorduras são as mais importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e são indispensáveis para a absorção das vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis. No entanto, algumas delas têm efeitos desfavoráveis sobre a saúde.

O ômega 3 é um tipo de gordura benéfica ao organismo, constituído por ácidos ditos "essenciais", mas não pode ser sintetizado pelo corpo. Como ele é indispensável para o crescimento normal e saúde dos indivíduos, deve ser ingerido na alimentação ou como suplementos especializados.

Amanhã vamos falar sobre "onde encontrar o ômega 3".

(Fonte: ABCMED)

Panqueca de tapioca

Panqueca de tapioca

- INGREDIENTES:

1 unidade de ovo caipira
2 colheres (sopa) de goma para tapioca
sal rosa a gosto

- MODO DE PREPARO:

Bata todos os ingredientes no mixer. Leve à frigideira em fogo baixo. Quando a massa estiver firme, vire para o outro lado. Sirva com o recheio que desejar.

- DICAS DE RECHEIO:

Peito de peru e queijo;
Frango e ricota;
Atum e muita salada (alface e cenoura);
Tomate e manjericão.

(Fonte: Boa Forma e Dicas de Mulher/Adaptado)

É ruim comprar frutas e hortaliças congeladas?

É ruim comprar frutas e hortaliças congeladas?

Nem sempre. O teor de fibras, vitaminas e minerais pode ser até maior nos congelados, segundo uma avaliação da Universidade da Califórnia, nos EUA. Os especialistas compararam oito vegetais e frutas – milho, espinafre, cenoura, brócolis, ervilha, vagem, mirtilo e morango –, frescos e congelados.

De modo geral, o valor nutricional entre eles empatou. Mas, no caso dos brócolis, a temperatura abaixo de zero preservou mais a vitamina B2; e a vitamina C no milho, na vagem e no mirtilo. Os alimentos in natura costumam perder parte desses nutrientes no transporte e no armazenamento ruim.

(Fonte: Boa Forma)

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