Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Estudo sugere ligação entre consumo de adoçantes e ganho de peso

E-mail Imprimir PDF

20108596 1850633741854829 3366386570870935529 n

Os pesquisadores analisaram 37 estudos sobre edulcorantes artificiais e acompanharam mais de 400 mil pessoas por cerca de 10 anos para confirmar se, de fato, eram de fato uma alternativa bem sucedida para o controle de peso.

De acordo com os resultados analisados, os adoçantes não pareciam ajudar as pessoas a perder peso. Em vez disso, as pesquisas que analisaram o consumo do produto ao longo do tempo sugeriram que as pessoas que o ingeriam regularmente – uma ou mais bebidas ou alimentos adoçados artificialmente por dia – apresentavam maior risco para problemas de saúde como ganho de peso, obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Segundo Meghan Azad, autora do estudo citado, a suposição de que zero calorias representam zero danos é equivocada.
No entanto, ainda não há provas de que adoçantes realmente causam prejuízos. Os estudos observacionais que ligam os edulcorantes a problemas de saúde não comprovam que os próprios sejam responsáveis diretos pelos males. Outros fatores que podem confundir a relação é o fato de que as pessoas que usam mais adoçantes também podem consumir mais alimentos processados, ligados à obesidade e outros problemas de saúde.

Alguns pesquisadores especulam que os edulcorantes interferem no microbioma dos indivíduos, coleção de bactérias intestinais cruciais para a absorção de nutrientes. Além disso, há também a possibilidade de as substâncias do adoçante interferirem nos mecanismos do organismo para metabolizar o açúcar e causarem maior desejo de consumo de carboidratos e doces feitos com o pozinho branco de verdade.

Até agora, as pesquisas não produziram respostas definitivas, mas é importante lembrarmos que tudo deve ser consumido com moderação e que devemos sempre preferir alimentos em sua forma natural.

(Fonte: Boa Forma)

 

Destaque

banner

Video em Destaque

bem-estar

Corpo Clínico

dr-almino-aa

 

Dr. Almino Cardoso Ramos

Diretor Geral da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-manuela

 

Dra. Manoela Galvão Ramos

Diretora administrativa da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-galvao

 

Dr. Manoel Galvão Neto

Coordenador/ Chefe da Endoscopia Bariátrica Avançada da Clínica Gastro Obeso Center

saibamaismais


dr-thales

 

Dr. Thales Delmondes Galvão

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-nestor-tadashi-bertin-suguitani-m

 

Dr. Nestor Tadashi Bertin

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba 


dr-eduardo-bastos-m

 

Dr. Eduardo Bastos

Coordenador Científico da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-raphael-torres

 

Dr. Raphael Tôrres Figueirêdo de Lucena

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba

 

Calcule seu IMC

Peso:
Kg
Altura:
m


IMC:

 

Newsletter GOC

Name:
Email: