Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

OMS lança plano de ação global sobre atividade física e saúde

E-mail Imprimir PDF

OMS-lanca-plano-de-acao-global-sobre-atividade-fisica-e-saude

O diretor geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesuse, e o primeiro-ministro António Costa, de Portugal, lançam o novo "Plano de ação mundial da OMS sobre atividade física e saúde 2018-2030: pessoas mais ativas para um mundo mais saudável".

Segundo Tedros, ser ativo é fundamental para a saúde, mas representa um desafio, pois nossas comunidades não são projetadas para incentivar a prática de atividades físicas. As cidades devem ter a responsabilidade de criar espaços mais saudáveis, dessa forma os objetivos serão alcançados com mais facilidade.

Em todo o mundo, um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (11-17 anos) não praticam atividade física suficiente. Meninas, mulheres, idosos, pessoas mais pobres, pessoas com deficiências e doenças crônicas, populações marginalizadas e povos indígenas têm menos oportunidades de serem ativos.

A atividade física regular é fundamental para prevenir e tratar doenças não transmissíveis (DNTs), como doenças cardíacas, derrame, diabetes e câncer de mama e cólon. As DNTs são responsáveis por 71% de todas as mortes em todo o mundo, incluindo as mortes de 15 milhões de pessoas por ano entre 30 e 70 anos.

O plano de ação mostra como os países podem reduzir a inatividade física em adultos e adolescentes em 15% até 2030. Ele recomenda um conjunto de 20 áreas políticas que, combinadas, visam criar sociedades mais ativas através da melhoria dos ambientes e das oportunidades para pessoas de todas as idades e habilidades fazerem mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e diversão. Também pede apoio para o treinamento de profissionais de saúde e outros profissionais, para consolidação de sistemas de dados confiáveis, bem como para o uso de tecnologias digitais.

O Dr. Tedros acrescentou que as escolhas que fazemos todos os dias podem nos manter mais saudáveis e que líderes devem ajudar a tornar essas escolhas mais viáveis.
Para apoiar os esforços nacionais e implementar o plano, a OMS está lançando uma campanha para promover a atividade física: "Vamos ser ativos: todos, em todos os lugares, todos os dias". Esta nova campanha, lançada na icônica Cidade do Futebol, da Associação Portuguesa de Futebol, visa encorajar os governos e as autoridades municipais a facilitarem as práticas que tornam as pessoas fisicamente mais ativas e saudáveis.

Em consonância com a iniciativa da OMS de promover a atividade física para vencer as DNTs, Portugal lançou a sua própria campanha nacional de mídia para promover o exercício físico entre a população. "O governo português está altamente comprometido em implementar uma abordagem sistêmica para promover a atividade física e sente-se honrado em receber o lançamento do Plano de Ação Global sobre Atividade Física", disse António Costa.

A inatividade física é mais do que um desafio para a saúde, ela gera custos financeiros enormes. Globalmente, estima-se que a inatividade física custe US$ 54 bilhões em assistência médica direta, dos quais 57% são incorridos pelo setor público e outros US$ 14 bilhões são atribuíveis à perda de produtividade.
Os líderes mundiais se reunirão ainda este ano para tomar medidas sobre o sedentarismo, outras causas de DNTs e transtornos mentais, quando participarem da Terceira Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre DNTs, que acontecerá no dia 27 de setembro em Nova York.

(Fonte: News Med) 

 

 

Destaque

banner

Video em Destaque

bem-estar

Corpo Clínico

dr-almino-aa

 

Dr. Almino Cardoso Ramos

Diretor Geral da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-manuela

 

Dra. Manoela Galvão Ramos

Diretora administrativa da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-galvao

 

Dr. Manoel Galvão Neto

Coordenador/ Chefe da Endoscopia Bariátrica Avançada da Clínica Gastro Obeso Center

saibamaismais


dr-thales

 

Dr. Thales Delmondes Galvão

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-nestor-tadashi-bertin-suguitani-m

 

Dr. Nestor Tadashi Bertin

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba 


dr-eduardo-bastos-m

 

Dr. Eduardo Bastos

Coordenador Científico da Clínica Gastro Obeso Center

saiba


dr-raphael-torres

 

Dr. Raphael Tôrres Figueirêdo de Lucena

Cirurgião da Clínica Gastro Obeso Center

saiba

 

Calcule seu IMC

Peso:
Kg
Altura:
m


IMC:

 

Newsletter GOC

Name:
Email: